terça-feira, 16 de novembro de 2010

Administração da Informação

INTRODUÇÃO
A disciplina de Fundamentos da Administração da Informação tem como objetivo preparar profissionais, provendo conhecimentos para o cenário atual da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação bem como prepará-lo para o reconhecimento da importância da informação para a execução de atividades nas organizações considerando sempre as constantes e velozes mudanças do mundo globalizado. É alicerçada numa base teórica para a compreensão e análise de idéias na utilização dos recursos da tecnologia da informação (TI) nas organizações contribuindo assim para as habilidades dos profissionais de SI, auxiliando nos desafios, dificuldades e no planejamento estratégico.
 
CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO

A administração é o processo consistente de tomada de decisão que busca o sucesso na conclusão de seus objetivos baseados num minucioso trabalho de planejamento, organização, direção e controle dos recursos empregados.

INFORMAÇÃO

Dados
Dados são definidos como a base ou a matéria prima da informação, ou seja, é considerado como um fragmento ou um fato isolado de informação que pode ser armazenado, organizado e estruturado em sua forma bruta. Um dado se deixado isolado não poderá expressar uma informação, é necessário que estejam agrupados para transmitirem uma idéia coerente ou possam fazer algum sentido. Dados podem representar eventos ocorridos, fatos, números, textos, imagens e muitos outros formatos existentes que podem ser coletados através de processos organizacionais internamente ou externamente para sofrer algum tipo de processamento ou interpretação.

Informação
Informação é o resultado final dos dados devidamente tratados, processados, manipulados, organizados e relacionados entre outros tipos de dados servindo de apoio a tomada de decisão e para melhor entendimento do objeto estudado, reduzindo a incerteza e conseqüentemente aumentando o conhecimento a respeito de algo.

Conhecimento
O conhecimento tem origem a partir da informação e cresce conforme ocorre uma interação com o ambiente. Para que a informação se transforme em conhecimento primeiramente é necessário sua análise e avaliação de sua confiabilidade e sua importância. O conhecimento normalmente é alcançado por meio da interpretação e integração de dados e informações oriundos de diversas fontes que após analisados e combinados entre si dão resultado ao que chamamos de conhecimento. O conhecimento não é estático e modifica gradativamente conforme o aprendizado, ampliando a compreensão.

COMUNICAÇÃO
A comunicação acontece quando uma informação é conduzida a alguém, utilizando-se de algum meio de propagação da informação, onde o recebedor da mesma compreenda e encarregue-se de compartilhá-la e transmiti-la novamente. A informação é infinitamente compartilhável.
Interagir com outros seres humanos com a possibilidade de se fazer entender pela outra parte é algo que desde criança já desenvolvemos a habilidade de se comunicar através de gestos e palavras.
No processo de transmissão de informações, quem emite a informação almeja que o recebedor selecione sua mensagem, entenda e concorde com o conteúdo e por fim aplique. Os principais elementos da comunicação são o emissor, a mensagem enviada e o receptor.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CONCEITO
Um sistema de informação pode ser definido como todo e qualquer sistema que seja composto por um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que tem a função de coletar (recuperar), processar, armazenar e distribuir informações para um grupo de indivíduos ou organização a fim de atingir algum objetivo, como por exemplo, facilitar a coordenação, controle e visualização dando apoio à tomada de decisão. Sistemas de Informação podem combinar de forma estruturada recursos humanos, tecnologias e práticas de trabalho.
No caso de sistemas de informação computacionais, estes estão cada vez mais presentes em nossa vida diária, bem diferente do que acontecia no passando onde os sistemas de informação apesar de bastante limitados comparando-se aos atuais sistemas, tinham uso voltado apenas para alguns especialistas os quais necessitavam ter grandes conhecimentos da ferramenta para poder então tirar algum benefício. Nos dias atuais existem inúmeros sistemas de informação com inúmeros recursos e funcionalidade, porém muitas vezes nem todo seu potencial é aproveitado por seus usuários.

PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE DADOS EM INFORMAÇÃO

Entrada
Em sistemas de informação chama-se entrada de dados toda e qualquer atividade relacionada à coleta, reunião e captação de dados brutos ou primários. É o processo de busca pela matéria prima da informação. A coleta de dados pode ocorrer diretamente dentro de uma organização, isto é, no ambiente interno ou até mesmo de fontes externas.

Processamento
O processamento transforma e converte a matéria prima ou dados brutos em uma forma mais significativa, dando sentido aos dados introduzidos no processo de entrada.
Saída: É a etapa que realmente interessa ao usuário de um sistema de informação, trata-se da passagem de elementos produzidos por um determinado processo de transformação até o seu destino final, ou seja, é a etapa na qual a informação propriamente dita é gerada, podendo então ser transferida a quem as utilizarão.
 
Feedback: Feedback ou realimentação é definido como uma saída utilizada para a criação de ajustes ou modificações nas atividades que envolvem o processo de entrada ou até mesmo no processamento de determinado dado inserido.
Tratando-se de sistemas de informação por computador (SIC), como exemplo podemos citar os erros de digitação, que devem ser corrigidos antes do processo de entrada.
 
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Nos dias atuais, uma organização pode necessitar de diversos tipos de informações para uma perfeita gestão. Pelo fato de existirem processos operacionais e administrativos nas organizações existem também informações operacionais e gerenciais totalmente distintas. São classificados de forma a destacar a função de cada um nas operações e administração dentro de uma organização.

Tipos de Sistemas de Informação baseado em computador:

Sistema de Informação Operacional (SIO): São sistemas empresariais básicos utilizados no processamento das atividades rotineiras das organizações gerando grande volume de dados. São utilizados para automatizar rotinas. Exemplo: sistemas de folha de pagamento e relatórios dos recursos humanos de uma empresa.

Sistema de Informação Gerencial (SIG): Sistemas de informações gerenciais são sistemas responsáveis por processar dados provenientes dos sistemas de informações operacionais, proporcionando aos gerentes relatórios e consultas sobre o andamento e desempenho em tempo real e registros antigos da empresa. Estas informações serão uteis e servirão de apoio ao planejamento, controle e tomada de decisão. Exemplo: relatórios gerenciais para diversas finalidades, relatório de vendas diárias, mensais e demonstrativos financeiros, clientes com limites de créditos excedidos, relatório de horas trabalhadas, níveis de estoque ou vendas de um determinado produto.

Sistema de Informação Estratégica (SIE): São sistemas normalmente utilizados pela alta administração. Estes sistemas podem fornecer informações de forma rápida e amigável utilizando recursos gráficos de alta qualidade e aplicam a tecnologia para auxiliar uma organização a obter uma vantagem estratégica sobre seus concorrentes. Alguns recursos de análise encontrados na maioria dos sistemas de informação estratégica 
(SIE) são: desempenho de vendas com detalhamento de informações, fatores críticos de sucesso, indicadores de desempenho e análise de tendências.

Sistemas de Automação de Escritório (SAE): São sistemas que auxiliam no aumento da produtividade pessoal dos trabalhadores. Auxiliam também no processo de criação da informação, aumentam a comunicação e a produtividade de equipes e grupos de trabalho com foco no processamento de informações no escritório. Alguns exemplos de sistemas de automação de escritório (SAE): suítes de aplicativos, editoração eletrônica, tratamento de imagens, programas para comunicação e correio eletrônico, agendas eletrônicas e aplicativos voltados ao gerenciamento de projetos.

Sistemas de Suporte à Decisão (SSD): Reduz a incerteza na tomada de decisão, possibilitando escolhas com o menor risco possível e maior precisão, resultou em grandes aperfeiçoamentos na tecnologia durante as décadas de 70 e 80 e resultaram em sistemas mais poderosos e preços mais acessíveis. Durante este período foi reconhecido que sistemas de informação baseados em computadores poderiam auxiliar na tomada de decisão.
Sistemas de Suporte à Decisão oferecem muito mais recursos do que simplesmente gerar relatórios, ou seja, oferecem alternativas que auxiliam na decisão final de gerentes e administradores. Um SSD é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, softwares, banco de dados e outros dispositivos. Os SSD são interativos e são empregados para análises complexas de problemas onde a informação é de difícil obtenção, como por exemplo, a construção ou não de um navio.

Sistema de Suporte Executivo (SSE): Muitas empresas de desenvolvimento buscando atender a necessidade que altos executivos possuem tratando-se de suporte especializado para a tomada de decisões estratégicas, foram então desenvolvidos sistemas de suporte executivo (SSE).  Um sistema de suporte executivo SSE é na verdade um SSD especializado onde estão inclusos hardware, software, dados, procedimentos e usuários quer irão auxiliar executivos na obtenção de importantes informações estruturadas sobre os aspectos de uma empresa. As informações são apresentadas de forma detalhada com o uso intensivo de cores e gráficos que interagem com dados externos como concorrentes, consultores e governo. Os SSE ajudam a responder questões acerca de viabilidades de novos negócios, ações dos concorrentes, expansão de novas unidades e auxilio à administração de crises.

Sistema de Informação Especialista (SE): São sistemas capazes de gerar sugestões e conclusões muito semelhantes ao de um especialista. Estes sistemas estão ligados ao campo da inteligência artificial, na qual um sistema de computador adquire as características da inteligência humana. Exemplo: diagnóstico médico ou orientação financeira.

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO (TI)

CONCEITO
Tecnologia da Informação (TI) é o termo utilizado para nomear o conjunto de recursos tecnológicos destinados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação de maneira organizada num sistema preparado e instruído para a execução de um conjunto de tarefas específicas.

COMPONENTES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A Tecnologia da Informação está fundamentada nos seguintes componentes: hardware, software, sistemas de telecomunicações, gestão de dados e informações.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA INFORMAÇÃO

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO É ALCANÇADO QUANDO:
O alinhamento estratégico entre a TI e negócios ocorrem quando existe a adequação estratégica e integração entre os ambientes externos (mercado, fornecedores, política de trabalho, etc.) e internos (administradores, recursos financeiros, tecnológicos e humanos) para desenvolver atribuições e melhorar desempenho organizacional.
6    HABILIDADES E CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
6.1    HABILIDADES
É de grande importância que o profissional que atue na área de sistema de informação possua sólidos conhecimentos teóricos, práticos e éticos de conceito e técnicas da tecnologia da informação e sistemas de informação. Para melhor aproveitamento o profissional precisa estar em constante atualização e envolvimento com as recentes tecnologias, além da compreensão das organizações, departamentos, recursos humanos e resolução de problemas.

Habilidades conceituais
Trata-se de conhecimentos teóricos que permitem que profissional tenha uma visão da organização como um todo, facilitando o trabalho com idéias, conceitos e teorias. O profissional com habilidades conceituais esta pronto para compreender as várias funções da organização. Habilidades conceituais relacionam-se com o pensar, criando possibilidades de raciocínio e auxílio na resolução de problemas.

Habilidades técnicas
Envolve os conhecimentos necessários para a elaboração e execução de projetos, programação, avaliação de sistemas de informação e implantação de padrões dentro de uma organização.

Habilidades comportamentais: Estão relacionadas com as facilidades e habilidades de trabalho em grupo e relacionamento interpessoal e grupal. Trata-se também da capacidade de comunicar, coordenar, liderança e resolução de problemas oriundos de conflitos pessoais ou de um grupo.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O campo de atuação profissional é bastante vasto para os profissionais de sistemas de informação, podendo atuar em organizações usuárias da tecnologia de informação e sistemas de informação ou até mesmo se tornando um empresário ou consultor autônomo.

Funções relacionadas à área de informática e tecnologia da informação
Administrador de banco de dados (DBA), desenvolvedor de software, gerente de áreas de sistemas/tecnologias da informação, consultor de sistemas de informação, auditor, analista de sistemas, analista de negócios, administrador de redes de computadores, projetista de sistema ou empresário da área de informática e sistemas.

AS NOVAS TECNOLOGIAS E A MUDANÇA NA FORMA DAS ORGANIZAÇÕES REALIZAREM NEGÓCIOS
É de suma importância buscar entender, compreender e aplicar de forma inteligente os recursos de sistemas de informação e tecnologia da informação nas empresas. A evolução envolvendo SI e TI não param e tende a crescer muito mais exigindo mudanças constantes na forma de trabalhar e pensar das empresas e dos profissionais das áreas de sistemas e tecnologia.
Uma das grandes inovações é a utilização da internet para a realização de negócios eletrônicos, surgindo assim o E-Business o qual pode ser definido como negócios utilizando-se da internet de forma mais ampla para tratar de negócios, como por exemplo, contatos diretos com consumidores, fornecedores, análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações e pesquisas de mercados. Em outras palavras E-business pode ser definido como toda aplicação online que venha oferecer apoio a negócios, mas que não seja necessariamente uma loja virtual. Já o E-commerce trata da venda propriamente dita.
O E-commerce apresenta varias modalidades que são as seguintes: B2B (Business To Business), B2C (Business To Consumer), B2E (Business to Employee), B2M (Business To Management ou e-Governement. Outras modalidades de Sistemas de Informação muito utilizados atualmente são: ERP (Planejamento de recursos empresariais), CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), BI (Inteligência de Negócio) KM (Gerenciamento do Conhecimento) e IA (Inteligência Artificial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário