sexta-feira, 19 de novembro de 2010

VIDA E OBRA DE ARISTÓTELES

Aristóteles, um dos maiores filósofos que o mundo já viu, nascido na Grécia em 384 a.C, local este onde deu início ao estudo da lógica. Foi através de Aristóteles que realmente se deu o verdadeiro nascimento da lógica como a ciência das idéias e dos processos da mente humana.

Era filho do médico Nicómaco, o qual lhe deu o nome de Aristóteles, muito parecido com Aristócles, nome do mestre Platão.

Aristóteles estudou na academia de Platônica, sendo reconhecido por seu mestre como aluno bastante aplicado. Aluno este que tinha por seu mestre quase que como um ídolo. Anos mais tarde por não concordar com a nova diretoria da academia, partiu então para novos rumos, onde anos mais tarde auxiliou na educação de Alexandre, O Grande, quando este ainda tinha 13 anos de idade. Alexandre cometeu excessos quando adulto, os quais foram reprovados por seu mestre Aristóteles.

Devido seu envolvimento e admiração pela natureza, Aristóteles então inicia estudos relacionados à biologia, onde teve auxílio de seu pai nas primeiras dissecações de animais. Aristóteles dedicava seu tempo ao estudo e a leitura de livros.

Em Atenas, Aristóteles fundou o Liceu. Foi lhe dado este nome, pois se localizava nas proximidades do templo dedicado a  Apolo Liceano, reconhecido como uma das três mais importantes escolas de filosofia da Antiguidade. Algo um tanto peculiar era a forma de ensinar de Aristóteles o qual ministrava aulas em campo aberto, através de passeios com seus alunos.

Escreveu e estudou diversos assuntos, não apenas a lógica, mas também diversas áreas do conhecimento como a política, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, poesia, oratória, física, antropologia, psicologia e biologia. Podemos notar áreas um tanto diversificadas e bastante específicas. Quanto ao interesse pela biologia, o interesse for despertado ainda na infância ao observar os animais e a natureza.

Com 61 anos de idade, perseguido pelos gregos, parte rumo à casa de sua mãe. Na Ilha Eugeia, em 322 a.C, com 62 anos, morre de causa ainda desconhecida. Aristóteles acreditava que a lógica poderia facilitar provendo condições mentais para a resolução de qualquer conjunto de problemas.

Aristóteles é considerado o criador da ciência da lógica, onde definiu normas rigorosas para que uma conclusão possa ser admitida como logicamente válidas empregando o uso de premissas e conclusões. Podemos citar o seguinte exemplo:  Todo ser vivo é mortal (premissa A), Cristiane é um ser vivo (premissa B), temos então a conclusão que “Cristiane é mortal”.

Referências:
ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira. CAZETTA, Jenai Oliveira. Fundamentos de lógica e matemática discreta. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
NEVES, Orlando. Aristóteles. Disponível em: http://www.vidaslusofonas.pt/aristoteles.htm. Acesso em: 25 Abr. 2010.
TOMAZI, Rodrigo Ângelo. A Arte de pensar. 2006. Trabalho acadêmico. Disponível em: http://materdei.ceicom.com.br/cursos/grad_si_art.asp. Acesso em: 25 Abr. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário